Artigos

Desvende em nossos artigos suas dúvidas sobre tratamentos ortodônticos, procedimentos odontológicos e até curiosidades da saúde bucal!

O que é a Ortodontia?

A ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, anatomia facial, oclusão, a má-oclusão e suas causas e a harmonia do sistema estomatognático.

O dentista para receber o título de especialista deve participar de cursos de aperfeiçoamento para depois cursar uma pós-graduação em nível de especialidade. A especialização em ortodontia tem que cumprir vários requisitos instituídos pelo conselho Regional de Odontologia, Conselho Federal de Odontologia e o MEC, demora três anos. Dessa forma, nos capacita a efetuar o correto diagnostico e indicar e tratar os possíveis tratamentos preventivos, interceptativos ou corretivos.

Para se corrigir a posição dos dentes podemos usar a ortodontia fixa (com braquetes) ou móvel (aparelhos removíveis). A avaliação e diagnóstico dependem da relação entre os dentes, entre os dentes e os ossos, se o paciente é adulto ou criança. Para o caso de adultos com bases ósseas muito discrepantes a ortodontia pode não ser suficiente, mas, pode ser realizada em parceria com outra especialidade que é a área de Cirurgia Bucomaxilofacial. Em crianças, devido à plasticidade óssea, muitas discrepâncias esqueléticas podem ser tratadas com aparelhos ortopédicos ou fixos.

PLANEJAMENTO: Para que possamos diagnosticar na primeira consulta avaliamos a má oclusão, e em alguns casos realizamos no próprio consultório, um conjunto de exames como as fotografias intra-orais, extraorais e o escaneamento intra-oral produzindo modelos virtuais que nos possibilitará realizar uma simulação prévia dos resultados do planejamento. Alguns exames laboratoriais como o Rx poderão ser requisitados, o que será avaliado de acordo com cada caso.

Deve ter em mente que o objetivo do ortodontista vai além da correção da oclusão, é importante tratar o ser humano como um todo, estabelecer o equilíbrio do sistema estomatognático (respiração, mastigação, fonoarticulação e deglutição). Em muitos casos temos que trabalhar de maneira interdisciplinar.

Mesmo assim, o tratamento do adulto pode ser muitas vezes limitado pela complexidade. Dessa forma, fica o apelo para que a criança passe pela avaliação ortodôntica o mais precoce possível. Indicamos a idade máxima de 05 anos para a primeira consulta ao ortodontista.